Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em Sistema de Aquecimento Solar.
Além de proporcionar conforto o sistema proporciona considerável economia na conta de energia, entretanto esse sistema não é tão aproveitado o quanto deveria ser, devido ao seu alto custo e o retorno de investimento ser a longo prazo.
Ao instalar o Sistema de Aquecimento Solar, deve ser levado em consideração vários fatores, para que esse tipo de aquecimento seja realmente aproveitado .
É muito importante sabermos:
1) Quantidade de pessoas na casa, para determinar o volume de água quente necessária.
2) Tamanho do telhado para posicionar os coletores solares e reservatório térmico.
3) A orientação do telhado é outro ponto importante, pois os coletores têm melhor rendimento no ano quanto mais orientados para o norte geográfico.
No inverno brasileiro,mesmo nos dias mais frios,o calor é suficiente para aquecer a água.Quando o tempo fica nublado,o aquecedor ainda assim produz água quente.Mesmo com o mormaço,muita energia solar é captada.Em dias nublados,o aquecedor funciona normalmente,pois mesmo assim o sol fornece calor.Isto proporciona a temperatura ideal para um banho agradável,mesmo no inverno.
No período de chuvas,os aquecedores acionam um sistema complementar elétrico,o chamado aquecedor auxiliar,que aquece a água por energia elétrica,permitindo que o usuário tenha sempre água quente.Este sistema é ligado junto ao quadro disjuntor da residência.Em dias de chuva,a pessoa que possui um aquecedor também toma banho quente.Gasta um pouco de energia elétrica,mas não tanto quanto ao chuveiro elétrico.
Por esses vários motivos é de suma importância, a contratação de uma empresa com funcionários capacitados, para que o Sistema funcione adequadamente.