APARELHO MECÂNICO: Tem chama fixa, uma vez ajustada, à intensidade da chama permanece a mesma, independente da quantidade de água que passa pelo aparelho, como por exemplo, uma torneira aberta, uma ou duas duchas ao mesmo tempo, caso haja necessidade de ajuste deve ser feito manualmente. Esse aparelho dispensa energia elétrica é abastecido por duas pilhas grandes, o consumo dessas pilhas é baixo, normalmente a troca é feita de uma a duas vezes por ano dependendo da utilização do aparelho.
Os aparelhos mecânicos são aparelhos de Exaustão Natural: Os gases resultantes da queima de combustão são expelidos naturalmente. Os aparelhos acima de 11 lts vazão/minuto á pilha o diâmetro de chaminé são maiores que os aparelhos de até 9 lts á pilha e também maior que qualquer vazão dos aquecedores digitais. Devem ser instalados em áreas de serviço.

APARELHO DIGITAL: Possuem o sistema de modulação da chama, quando mais de um ponto é aberto ao mesmo tempo o aparelho ajusta automaticamente a intensidade da chama para manter a temperatura desejada. É abastecido através de energia elétrica. O consumo elétrico é muito baixo, ficando na faixa de 50W / 70W quando em funcionamento, em stand by é ainda menor cerca de 10W / 7W. Devem ser instalados em áreas de serviço. Os parelhos digitais são de exaustão forçada, pois utiliza a ventoinha na expulsão dos gases.

Cuidado para não confundir aparelho digital com aparelho mecânico com visor digital!

EXAUSTÃO FORÇADA: O aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases proveniente da combustão para fora do ambiente através da chaminé. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral, são equipamentos de maior potência. Também são indicados para locais com grande incidência de vento. O ajuste de temperatura é manual. Devem ser instalados em áreas de serviço.
Esses tipos de aquecedores não podem de forma alguma ser instalados em banheiro segundo condições exigidas pela norma NBR 13103, pois podem por em risco a vida!

FLUXO BALANCEADO: São aquecedores totalmente blindados. São os únicos que podem ser instalados no banheiro. Possuem dutos especiais que utiliza o ar do ambiente externo, tendo duas chaminés, sendo, uma para a entrada do oxigênio e a outra para a saída do gás carbônico.

Procure sempre uma empresa especializada para realizar a venda, instalação. Para que seja indicado o aquecedor correto, e instalado com segurança.

Aquecedores de passagem: Tipos e diferenças.
Olá posso ajudar?