Os aquecedores solares de água são sistemas desenvolvidos para aquecer a água do banho e piscina, por exemplo, e são completamente diferentes dos sistemas solares de produção de energia elétrica, chamados de sistemas fotovoltaicos.
Vamos entender melhor:
Aquecedor Solar de Água – É um sistema composto de coletores solares (placas) e reservatório térmico (tanque de armazenamento da água aquecida).
As placas coletoras são responsáveis pela absorção da radiação solar. O calor do sol, captado pelas placas do aquecedor solar, é transferido para a água que circula no interior de suas tubulações de cobre e, posteriormente, é armazenada no reservatório térmico até o momento da utilização. O retorno do investimento será em cerca de 2 anos.
Energia Solar Fotovoltaica – O painel fotovoltaico é utilizado para obter energia elétrica. Um exemplo fácil de energia fotovoltaica são as calculadoras que dispensam o uso de bateria, pois possuem pequenas células de captação de energia solar. Porém, para uso residencial e comercial, o sistema é mais robusto, complexo e caro.
O uso da energia solar fotovoltaica vem crescendo aos poucos nas regiões urbanas, mas ele ainda é um sistema utilizado principalmente em locais remotos e isolados, onde é impossível ou muito complicado ter uma ligação com a rede de energia elétrica. Isso acontece porque o custo benefício ainda não é tão atrativo nas aplicações residenciais urbanas. O retorno do investimento se dá em cerca de 15 anos.
De maneira descomplicada, podemos dizer que o aquecedor solar é usado para aquecer água e não gera energia elétrica.
Fonte: Soletrol