Com a chegada do inverno, aumenta-se o uso dos aquecedores de água, seja ele: aquecedor a gás, aquecedor elétrico ou aquecedor solar. Além de ficarmos alertas para que não tenhamos aumentos nos consumo de água e energia, devemos também ficar alerta as condições de funcionamento dos aquecedores.
Nem sempre os moradores possuem conhecimentos técnico, logo desconhecem os riscos que podem correr, especialmente tratando-se de aquecedores a gás. Para que acidentes sejam evitados é importante atentar-se as condições de ventilação do local, verificação do duto de chaminé (interno)/chaminé externa e realizar regularmente manutenção preventiva para certificação de que o aparelho esteja funcionando normalmente.
A queima do gás é uma reação química de combustão dele com o oxigênio presente no ar atmosférico, geralmente tomado do próprio ambiente onde o aparelho está instalado.
Essa reação gera calor, que é aproveitado em grande parte de forma útil no equipamento. Essa reação química resulta, além do calor, em gases quentes como produtos de combustão, que devem ser eliminados do equipamento e também do ambiente em que este se encontra instalado.
Quando a queima do gás combustível está em condições ideais, os gases quentes de combustão se resumem ao gás carbônico e vapor de água.
Podemos avaliar olhando para a chama do queimador do aparelho a gás: ela deve se manter uniforme e estável, sem oscilações na ausência de incidência de vento, e apresentar cor azul característica.
Quando ocorre a queima inadequada, ocorre emissão de monóxido de carbono, um gás extremamente tóxico para humanos e animais. Este é um gás inodoro e incolor que se mistura facilmente com o ar atmosférico e pode retornar para dentro do local de instalação de um equipamento a gás com deficiência de queima e eliminação de gases quentes resultantes da combustão do gás. A ausência de cheiro e cor do monóxido de carbono impede que sua presença seja identificada num determinado ambiente.
A excessiva concentração de monóxido de carbono, gerado por um equipamento a gás com queima imperfeita, num ambiente com portas e janelas fechadas, pode levar rapidamente a um quadro de dor de cabeça, tontura, redução e perda dos sentidos, desmaio e até a morte por asfixia numa pessoa ou animal doméstico.
Por todos esses motivos é muito importante a Manutenção Preventiva, por uma empresa com profissionais capacitados, para que você e sua família estejam sempre protegidos desse problema silêncioso.